sábado, 16 de julho de 2011

do pedestrianismo e de alguns percursos...


leitor, se tem um grupo de amigos que apreciam a natureza e gostam de caminhar, acredite que o melhor desafio que lhes pode propor é uma levada... primeiro, terá de garantir o transporte até ao início do percurso pedestre e, se não quiser repeti-lo em sentido contrário, é imprescindível que tenha alguém para recolhê-los aquando da chegada. se não estiver interessado em alugar um carro, o melhor é dirigir-se a uma agência especializada em pedestrianismo... há várias e centrais, junto da sé. dir-lhe-ei, no entanto, que a madeira é uma ilha que, para ser aproveitada, exige que tenha um carro e, no mínimo, um bom e confortável par de botas de montanha... água abundante, protector solar, telemóvel com bateria, impermeável e algum agasalho, um mapa e uma bússola (não vá o diabo tecê-las e fazê-lo passar a noite ao relento!). não menos importante, é comunicar a alguém o percurso que vai fazer aquando do início e do final, não facilite...

3 comentários:

  1. Não conheço a Ilha da Madeira nem esses famosos percursos das levadas.
    Também por aqui existem hoje diversos trilhos para as caminhadas que nem todos sabem ainda aproveitar pelo simples prazer de caminhar em comunhão com a Natureza.
    Voltarei aqui e sigo o teu espaço.

    ResponderEliminar
  2. Maravilhoso o seu blog, tem imagens fantasticas!!!

    beijo meu

    ResponderEliminar
  3. A ilha da Madeira é um paraíso, com uma fauna e flora lindíssima (a laurissilva tem espécies endémicas e indígenas únicas), considero importante que as pessoas conheçam, e admirem a beleza natural desta ilha, bem como as grandes obras de engenharia tão bem inseridas na paisagem, como as levadas e os poios, mas há algo que me preocupa: a massificação do turismo! É muito difícil o número de visitantes aumentarem desmesuradamente sem que isso implique interferências no ecossistema! Os caminhos das levadas foram construídos para a manutenção das mesmas, e passarem a ser usados por milhares de pessoas diariamente pode ter consequências. Espero que todos os visitantes procurem estes lugares com noção de respeito pelo ambiente, e desfrutem deles com alma e coração. Um bem haja à Pérola do Atlântico. :-)

    ResponderEliminar